O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – IMESC é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos - SEPE, cujo objetivo institucional é auxiliar a área de planejamento, através da realização de estudos e pesquisas, acompanhamento e avaliação de planos, programas e projetos, assim como, manter sistema de informação e cartografia. Nesse sentindo, o IMESC desenvolveu o DataIMESC, uma plataforma interativa que disponibiliza aos usuários, bases cartográficas no formato shapefile e um conjunto de informações com intuito de disseminar os dados sobre a realidade do Brasil, Estados e principalmente dos municípios maranhenses e assim subsidiar a tomada de decisão no processo de planejamento e gestão estratégica das entidades governamentais e privadas.

Essa plataforma foi construída a partir de um sistema cedido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O IMESC trabalhou no código fonte do sistema e personalizou a plataforma para melhor atender as necessidades dos usuários, desse modo o sistema disponibiliza a visualização dos dados por meio de mapas coropléticos, gráficos e tabelas. O usuário pode escolher a abrangência geográfica e o período desejado, alterar as cores e os intervalos da legenda dos mapas, assim como fazer o download desses mapas (formato pdf) e das tabelas (formato excel).

Além disso, foi feito uma adequação no DataIMESC para disponibilizar outros tipos de mapas (pontos, fluxos e linhas) por meio de outro sistema já disponível no IMESC, permitindo assim uma maior amplitude no atendimento à demanda por informações para o planejamento estadual. Como vantagem desse formato de trabalho, destacamos o fortalecimento institucional, considerando que melhorias tecnológicas no sistema, desenvolvidas por qualquer instituição parceira, a saber Ipea e Cepro, podem ser utilizadas pelas demais instituições.

A base de dados possui mais de 800 séries e está agrupada pelos seguintes temas: Economia, Social, Infraestrutura, Segurança e Meio Ambiente (figura abaixo); e estão disponíveis 4 abrangências geográfica: Brasil, Regiões, Estados e Municípios do Maranhão. Em breve estará disponível também pelas Regiões de Planejamento do Estado. No link Base de Dados tem-se acesso a lista de indicadores de cada tema e subtema, assim como: unidade, período, abrangência e fonte.